Mitos e Verdades

Passar muitas horas sem comer engorda...

Verdade. Por vários motivos. Dar grandes intervalos entre as refeições diminui o metabolismo, aumenta o armazenamento de gordura pelo organismo, pode acabar tendo muita fome depois, o que o fará comer mais. O segredo é comer de 3 em 3 horas. - Faça 5 ou 6 refeições diárias - Café da manhã, Lanche, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia. Desta forma, você acaba comendo menos nas refeições principais e evita os picos de fome voraz que é onde mora o perigo dos exageros. Desta forma, seu metabolismo fica ativado para a queima de calorias, você se mantém com maior poder de concentração e evita flutuações de humor.

Para diminuir a barriga só fazendo abdominais...

Mito. Na verdade os exercícios abdominais são muito importantes para o fortalecimento da musculatura, mas não são suficientes para “acabar com a barriga”. O que explica isso é que a perda de gordura acontece de forma sistêmica. Então o negócio é realizar exercícios com um gasto energético mais elevado como corrida, natação, ciclismo, capoeira, boxe entre outros e reduzir o consumo de alimentos calóricos em excesso como gorduras, doces, embutidos, bebidas alcoólicas, etc.

Suplementos alimentares sem um bom programa de treino e um controle nutricional pode ser dinheiro jogado fora...

Verdade. É muito importante as pessoas entenderem que nem todo mundo pode ou precisa de suplementos. Por isso a importância de um acompanhamento com nutricionista. Um outro erro comum é não dar tanta importância ao treino. Ele deve ser planejado de acordo com o objetivo do aluno com avaliações periódicas de para ver se o resultado está de acordo com o esperado. Se mudar o treino tem que rever a alimentação e vice versa.

O ideal é comer devagar...

Verdade. A digestão de alguns nutrientes se inicia na boca, por isso, é importante mastigar bem os alimentos e realizar a refeição sem pressa, sentindo o gosto de cada alimento. Lembre-se que a sensação de saciedade se dá após 15 a 20 minutos de refeição e não pela quantidade de alimento ingerido!

Dieta boa é aquela que emagrece rápido...

Mito. Evite essas dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo. O emagrecimento até ocorre, mas o corpo tende sempre a manter em equilíbrio (homeostase). Quando se emagrece muito rápido, o corpo encara isso como algo errado, e rapidamente tende a voltar a homeostase, aumentando o armazenamento de gordura e até mesmo compulsões alimentares podem ocorrer durante as refeições. Quando isso acontece, a pessoa acaba engordando muito mais do que estava antes. Não tenha pressa!

Deve-se fazer alongamento antes de correr...

Mito. Se for um alongamento bem suave até pode, mas o alongamento estático forçado pode até aumentar o risco de lesões e diminuir o desempenho durante o treino. O ideal é realizar um aquecimento antes, como um trote por exemplo. Deixe para alongar um tempo após o treino.