Obesidade infantil, de quem é a culpa?

Anna Luisa

Antigamente a criança gordinha, cheia de dobrinhas era sinônimo de criança saudável. Isso veio pelo conceito que quanto mais “nutridas” menos adoeciam e resistiam mais a infecções.
Hoje a obesidade infantil transformou-se em um problema sério de saúde. No Brasil cerca de 33% das crianças estão acima do peso.
O problema que além de consequências psicossociais como isolamento, preconceito e baixa auto estima ainda tem risco de complicações como diabetes, hipertensão, dislipidemias e doenças cardíacas.
Mas afinal... de quem é a culpa?
Da genética?
Da mídia e da indústria que incentivam o consumo de alimentos industrializados estampando desenhos em embalagens de biscoitos, salgadinhos e chocolates?
Ou das empresas de fast food, que tem brinquedos de brinde na compra de uma promoção de sanduíche com batata frita? E que com mais 25 centavos você leva um refrigerante grande.
Da cantina da escola que vende salgados, doces e refrigerantes?
Da violência urbana que dificulta da criança poder praticar exercícios ao ar livre e brincar?
Acho que essa resposta nunca vamos ter, pois acredito que a causa da obesidade é multifatorial. Mas uma coisa é certa:
- Os pais têm uma responsabilidade em cima disso. Muitas vezes por falta de informação. É realidade no consultório os pais levarem a criança e simplesmente transferir a responsabilidade para o nutricionista ou médico. Lógico eles não sabem como agir e para piorar muitos acabam privando a criança de comer suas “guloseimas”. E a criança ainda chega em casa e vê os pais e irmãos comendo de tudo e SÓ ela deve fazer a tal da dieta....

Gente, a privação leva a compulsão!
Ela pode começar a comer escondido e acabar engordando ainda mais. Não adianta. O trabalho deve ser multidisciplinar. Junto com um psicólogo, um pediatra ou hebiatra e o nutricionista. Mas reforço a importância da cooperação dos pais e deles assumirem uma responsabilidade.
Afinal, não é a criança que faz compra no supermercado. Então quem comprou aquele tanto de biscoito recheado, chocolates e doces que estão na despensa? O bebê não pede para colocar açúcar na mamadeira. Por que colocou? Ela aprendeu a tomar refrigerante com quem? Alguém ensinou.
A criança tende a copiar os hábitos dos pais. Então vou dar algumas dicas:

- Não ache que toda hora que o neném chorar é fome;
- Amamente o tempo sugerido pela OMS ou pelo seu médico;
- Não coloque açúcar em mamadeiras e nas primeiras refeições das crianças;
- Apresente alimentos saudáveis para a criança como frutas, verduras e legumes desde novinho.
- Respeite a saciedade da criança. Muitas vezes a criança já está cheia e a mãe força a criança a comer até oferece surpresas para que coma tudo. Gente, deixa largar comida. Não tem jeito! Da próxima vez coloque menos!
- Faça um ambiente agradável para fazer a refeição. Se possível com todos sentados a mesa, sem televisão, sem discutir problemas na hora do almoço...
- Coloque uma mesa bonita, colorida! Por exemplo, no café da manhã e lanches: frutas já lavadas ou picadas, cereais, queijos magros e pães integrais; no almoço e jantar: arroz, feijão, uma carne magra e uma salada linda com legumes variados e coloridos e folhosos crus.
- Não dê guloseimas sem sua criança pedir e não atenda sempre as vontades dela.
- Seja um bom exemplo para seu filho.

Gente, sei que na correria do dia a dia fica difícil ficar preparando uma alimentação toda 100% saudável. Que uma mãe hoje tem que chegar cansada do trabalho e cuidar da casa, dos filhos, do marido, cachorro, empregada... Que é muito mais fácil fazer um macarrão instantâneo, um hambúrguer ou cachorro quente... Mas pensem direitinho... pois a saúde do seu filho depende de hábitos saudáveis.
Comece mudando os seus hábitos!


Você já fez de tudo para emagrecer e nada da certo?

Anna Luisa

Cuidado! Essa ansiedade para perder peso, mais o estresse do dia a dia pode estar contribuindo para os quilinhos extras!

O estresse é considerado um dos maiores vilões da saúde. E o que poucos sabem é que a cronicidade desse estresse pode causar alterações metabólicas no seu organismo e aumentar o acúmulo de gordura no organismo.
O estresse aumenta a secreção de um hormônio chamado cortisol, o que pode aumentar o apetite, a produção de tecido gorduroso e o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Além disso, as pessoas estressadas tendem a comer alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (pois eles aumentam os níveis de serotonina que é responsável pela sensação de bem estar).
Outro fator muito comum em pessoas estressadas é a piora na qualidade do sono. E isso pode contribuir ainda mais para o aumento do acúmulo de gordura corporal. Pois muitos hormônios responsáveis pelo controle do apetite e do gasto energético são liberados a noite.
Na maioria das vezes o estresse está relacionado ao ritmo ou pressão do trabalho, mas pode ter outros causadores como o problema no relacionamento, de saúde, financeiros, inseguranças, perda de familiares entre outros.
O importante é a pessoa identificar o problema e procurar uma ajuda médica.

A mudança de alguns hábitos é fundamental para redução do estresse:
-Mexa-se! Encontre um exercício físico que lhe traga prazer e o pratique regularmente.
-Examine os fatores estressantes que podem ser eliminados da sua vida. Liste-os por prioridade e tente resolvê-los gradativamente.
-Não faça dietas muito restritivas. Isso pode aumentar ainda mais o armazenamento de gordura pelo organismo. Procure um nutricionista e reeduque sua alimentação.
-Aumente o consumo de hortaliças e frutas, pois são ricas em vitaminas C, do complexo B e minerais que são necessários nesta fase.
-Evite o excesso de alimentos como café, refrigerantes, chá verde, mate ou preto, eles podem aumentar ainda mais a ansiedade.
-Dê preferência para as carnes mais magras sempre grelhadas ou assadas.
-Procure valorizar mais o que tem. Muitas vezes queremos mais do que necessitamos. Querer ficar mais rico ou mais magro pode apenas te deixar mais doente...

 



Muitas pessoas me perguntam sobre qual a melhor academia.

Anna Luisa

Costumo dizer que para seu músculo, tanto faz você carregar uma caixa de leite ou um halter de 5 mil reais com o mesmo peso! A sobrecarga no seu músculo é a mesma.

O que importa é : como vai fazer, quando, em qual velocidade e por quanto tempo. Por isso eu digo "invista em um profissional e não apenas em uma melhor academia".
É lógico que a academia deve ser limpa, os aparelhos com manutenção em dia, caneleiras, halteres e colchonetes bem conservados, isso é importante até para melhorar sua motivação para o treino.
Do que adianta você gastar uma fortuna por mês em academia se não vai malhar porque está com preguiça, ficar batendo papo entre cada exercício ou ficar com a mesma ficha de treino durante décadas? No final das contas você gastou muito dinheiro e não viu resultado nenhum!
Nessa fase você começa a achar que está faltando algum tipo de suplemento suplemento alimentar! Pergunta para aquele seu colega sarado que malha na academia a anos e que está sempre com seu shaker na mão. Ele te indica o que conhece, na loja os vendedoras te empurram as novidades e pronto, você já gastou mais uma fortuna!
Receitas todo mundo tem, mas e os resultados?
Para conquistar os objetivos, não importa a academia mais comentada, os suplementos da moda .
Com o auxilio de um bom PersonalTrainer e acompanhamento de um nutricionista os resultados aparecem de forma saudavel sem gasto ou sofrimento.

Costumam comentar que é caro contratar estes profissionais, porém se colocar em comparação todo o gasto que temos com indicações de conhecidos que não são gabaritados para tais funções e academias famosas e suplementos milagrosos, vemos que ser bem acompanhados por profissionais passa a ser investimento a longo prazo.

Um bom profissional lhe proporciona resultados excelentes seja na academia mais cara ou não.
Sua saúde é o seu bem mais precioso!

 



Hidrate-se !

Anna Luisa

Resolvi falar sobre esse assunto pois estou muito preocupada. Cerca de 85% das pessoas que aparecem no meu consultório tem ingestão de líquidos insuficiente.
Isso quer dizer que muitos tomam menos de 4 copos de água por dia e alguns até nem tomam.
Você sabe para quê serve a água? Quais são as formas de se hidratar? Para quê se hidratar? Não adianta falar com uma pessoa que ela tem que tomar x litros de água por dia se ela não sabe a importância disso para seu corpo.
A água é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele.
Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina, é responsável por 20% , por exemplo.
Ah ta! Mas isso não acho muito importante não...
Então vou te fazer uma pergunta: Você quer ter cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia entre outros? Se você respondeu que não você PRECISA se hidratar bem!!!
Gente, até para emagrecer ou hipertrofiar bacana você precisa se hidratar bem. E é tomar água, água de coco, sucos, isotônicos, comer frutas e verduras.
Não é cerveja, vodka, whisky muito menos refrigerante! Tem gente que só come fruta quanto toma caipivodka né? Vitamina C só de Cerveja!
É sério. Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. É aconselhável que uma pessoa tome em média 8 a 10 copos de água ao longo do dia, mas cada um precisa de uma quantidade de água por dia.
Cada dia você precisa de uma quantidade de água, depende da temperatura, idade, se pratica exercícios físicos...
Senão se hidratar o suficiente seu corpo passa a gastar mais água do que absorve, por isso é legal sempre olhar a cor da urina, exceto a 1ª da manhã, procure manter a sua urina na cor clara. Para você que nem repara a cor da sua urina pois nem urinando você está de tão pouca água que toma, procure um médico ou um nutricionista e vá cuidar da sua saúde antes que tenha que cuidar da sua doença!
Se liga moçada!