Receitas lights


Almôndegas de Ricota e Espinafre


630 gramas de ricota
1 ovo
1 maço de espinafre
1 colher (chá) de noz moscada
pimenta, alho,sal
óleo

Molho:
tomates,cebola,alho,orégano queijo ralado
Refogar o alho com gotas de óleo, colocar o espinafre cozido e temperar com sal e pimenta, mexer um pouco e tampar até que perca a umidade. À parte, peneirar 630 gramas de ricota, juntar o espinafre picado, 1 ovo inteiro, 1 colher (chá) de noz moscada ralada. Reservar. Separadamente fazer um molho de tomates com bastante cebola, alho e orégano. Forrar um pirex com o molho, colocar as almôndegas. Cobrir com mais molho, que não deve ser muito grosso. Polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno para gratinar.


Arroz colorido


4 colheres (sopa) margarina light
3 xíc. (chá) arroz cozido
3 cebolas raladas
2 cenouras cozidas
1 beterraba cozida
½ maço de espinafre cozido
queijo parmesão ralado grosso para polvilhar
sal a gosto
Colocar em um refratário 1 colher da margarina com uma cebola ralada e levar ao microondas por 2 minutos em potência alta. Bater esse refogado no liquidificador com as cenouras e temperar com sal. Misturar esse creme a uma xícara de arroz cozido e reservar. Fazer a mesma coisa com a beterraba e o espinafre, reservando separadamente as porções de arroz. Montagem: Untar um refratário com a margarina restante e alternar camadas de cada uma das 3 cores de arroz. Polvilhar a superfície com o parmesão, tampar e levar ao microondas por 6 a 8 minutos. Desenformar antes de servir.

Panquecas de Iogurte Natural


1 e ¼ xícara de farinha de trigo
1 colher(chá) de bicarbonato de sódio
1 copo de iogurte natural desnatado
¼ de xícara de leite desnatado
1 pitada de fermento em pó
1 gema ligeiramente batida
½ colher de (chá) de sal
2 claras


Numa tigela, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento. Misture a gema, o iogurte e o leite e junte à mistura da farinha. Mexa apenas o suficiente para os ingredientes ficarem úmidos: a massa ficará empelotada. Bata as claras em neve firme, sem ser seca, e adicione à massa. Aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque a massa às colheradas (com colher de sopa), na frigideira quente, e frite em fogo baixo até que a superfície das panquecas borbulhe. Vire e frite do outro lado até dourar ligeiramente. Sirva imediatamente com geléia dietética a seu gosto. Dá 26 panquecas de 7,5cm de diâmetro. Não se esqueça de que contém farinha de trigo. Por isto, numa dieta, deve ser consumida moderadamente.